quinta-feira, 4 de março de 2010

Estádio em São Bernardo pode abrigar o Museu do Trabalho e do Trabalhador !!

(Foto: Wilson Magrão/Prefeitura de São Bernardo)
Por: Jessica Santos, Rede Brasil Atual

Palco das históricas assembleias de metalúrgicos durante o regime militar, estádio 1º de Maio já foi tombado provisoriamente
Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo (segundo à direita) visita o Estádio 1º de Maio
O Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, pode sediar o Museu do Trabalho e do Trabalhador e se tornar patrimônio cultural nacional.
O local, também conhecido como Estádio da Vila Euclides foi tombado provisoriamente pelo Compahc (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo) em 2002.
O prefeito, Luiz Marinho (PT), visitou na terça-feira (2) o estádio, localizado na região central da cidade, acompanhado dos secretários de Cultura, Leopoldo Nunes, de Esportes e Lazer, José Luiz Ferrarezi, e de Planejamento Urbano e Ação Regional, Alfredo Buso.
"Temos propostas para a criação do Museu do Trabalho e do Trabalhador e do Memorial da Vila Euclides com o objetivo de preservar a história deste estádio.
Além disso, o espaço pode ser modernizado e ampliado para que as equipes locais de futebol continuem a disputar os campeonatos profissionais e amadores", afirma Marinho.
Palco das grandes manifestações sindicais dos trabalhadores metalúrgicos de São Bernardo e Diadema em 1979 e anos seguintes, época das greves históricas realizadas ainda durante o regime militar, o estádio conta com campo de futebol gramado, arquibancada para 13 mil pessoas, duas quadras de tênis iluminadas, sala para xadrez e dama e sala preparada para competições de tênis de mesa.

Nenhum comentário: